As cantigas infantis que nós brasileiros escutamos desde pequenos em sua essência tem mensagens negativas e de abandono, trago aqui um versão O Cravo e a Rosa.
Nova Versão da Cantiga
O Cravo e a Rosa
O Cravo beijo a Rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo saiu querido
A Rosa virou amada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visita
O Cravo está curado
E com a Rosa vai se casar.
Versão criada em 2010 por Alexandre Jazara
Um mundo melhor
Quando pensamos em um mundo melhor, em geral pensamos em ações que deve ser feitas para fazer grandes mudanças, porém não percebemos que se não houverem pequenas mudanças, principalmente dentro de nós, o Cravo, que machuca a Rosa, continuará a existir.
A violência que existe semeada dentro de cada um de nós, deve ser purgada, mas não com outra violência ou proibições que apenas a ocultará nas piores profundezas do ser humano. Ela deve ser purgada nas transmutação.
Não é fácil perder ser “hábitos” como na cantiga em sua versão original, que semeia este abuso e a submissão, mas não é impossível.
Há vários pensamentos e hábitos enraizados a milhares de anos em nossa história e não será do dia para noite que isto será mudado. Se você já fez algum acompanhamento com um bom psicólogo, sabe o que digo. Nossos próprios “traumas e males” não são resolvidos de uma sessão para outra, imagina os meles que carregamos que são heranças.
Se todos quiserem, podem realmente mudar, isto irá incomodar, isto irá parecer uma frescura, isto até poderá gerar alguma resolva pessoal por tentar isto, mas a liberdade que cada boa mudança nos trás em nosso íntimo é impagável.
Mas as pessoas são ruins e egoístas
Eu sei que elas são assim, você sabe que elas são assim e muitas vezes nós somos assim. Tem dias que este “espírito” nos enlaça de tal forma, que se pudéssemos destruiríamos o mundo, mas ele pode ser vencido.
Grande parte das maldades dentro de nós, são desejos de justiça que pensamos que devemos ter. Por vezes podem ser apenas desejos de ser mais que os outros, por outras males recebidos.
Não que justifique, pois há pessoas que não o reproduzem, mas há tantas pessoas que em seu despreparo pessoal, usam da violência contra os outros, como uma forma de tentar arrancar a sua própria dor.
Dor esta por ausências de outros que não percebem este vazio deixado, dor que não querem que os outros enxerguem e ficam tentando mostrar as dos outros para que não vejam a sua, ou até pior, dor recebida, que replicam.
Dores, magoas e fragilidades não são curadas de uma hora para outra. Precisam de amparo de outros, precisam de cuidados e principalmente, tem que partir da pessoa se permitir mudar.
Se permitir não é fácil, pois estamos perdidos e não sabemos como o fazer. Passar por estes estágios precisa de um profissional treinado para ajudar a guiar e intervir, já que para se librar da dor, precisamos olhar para ela, entendê-la e buscar se é este o ponto de partida.
Abrir se a um profissional, é muito complicado, pois vivemos em um mundo em que não podemos nos abrir com as pessoas e contar nossas histórias e pensamentos, pois grande parte delas irá usar isto contra nós.
Por vezes este usar vem pela “maldade” em fazer e parecer a pessoal legal para outro ou para outros, por vezes vem por um despreparo pessoal e soltar o que foi dito ou se ficou sabendo sem pesar as consequências destes atos.
Como mudar…
Para mudar é necessário busca dentro de nós uma falha ou pensamento e analisar o impacto dele no nosso dia a dia e no de outras pessoas, há muitos pensamentos e atos que podemos modificar sozinhos, porém há outros que a busca por um conselheiro(a) ou psicólogo é o mais indicado.
Existem estes profissionais gratuitamente na rede do SUS, se você possuir recursos, há mais opções. Nem sempre o primeiro profissional você conseguirá se achar e sentir seguro e confortável, então busque alternativas sempre que houver.
Outra opção, é lembrar que o que for dito ali, ficará ali mesmo e que aquele momento com o profissional é seu ambiente seguro e que você pode apenas jogar-se, entendo que você deve por pra fora sim, mas também deve ouvir e tentar absorver o que for dito, buscando como aplicar em sua vida.
Havera dias que sair da presença do profissional te trará uma tristeza, mas ela será breve, basta você relembrar o que foi dito e começar a curar as feridas, tapar buracos, arrumar seu eu, iluminar o que for necessário e jogar fora o que for demais e que carregas a muito tempo.
Veja mais sobre minha arte e o meu eu em:
Youtube: https://youtube.com/alexandrejazara
Padrim: https://padrim.com/alexandrejazara
Facebook: https://facebook.com/alexandrejazaraoficial
Twitter: https://twitter.com/alexandrejazara
Instagram: https://instagram.com/alexandrejazara
Convidar.Net: https://perfil.convidar.net/alexandre-jazara
Você precisa fazer login para comentar.